Sumário
O Android é uma solução conhecida por seus inúmeros recursos, facilidade de usar e economia. De acordo com o relatório da Statista, o sistema operacional é o mais popular do mundo, com mais de 3 bilhões de usuários ativos em 190 países.
Mas muitos destes dispositivos também acabam se tornando alvo fácil para hackers. Isso significa que as empresas precisam optar por utilizar em parceria, uma boa solução de MDM (Mobile Device Management) para gerenciar e proteger os devices.
Com tantas opções para escolher, é preciso ficar de olho no que uma boa solução de MDM oferece como possibilidade. Para ajudá-lo nesta jornada, selecionamos 10 recursos essenciais para um MDM Android.
Em uma empresa, muitas vezes é preciso preparar um device para um novo funcionário ou implantar um App em milhares de smartphones, em vários escritórios de uma mesma companhia. O tempo que sua equipe de TI gastaria configurando novos dispositivos manualmente os afasta das atividades importantes para os negócios.
Além do mais – dependendo do número de dispositivos, configurações e usuários – a produtividade pode ser prejudicada. Mas, com o Zero-Touch no Android, é rápido otimizar os devices. O MDM competente registra em massa e sem toque os dispositivos para que seus funcionários só os liguem e comecem a trabalhar. Todos os apps e configurações estarão prontos.
O BYOD (Bring Your Own Device), em português, “Traga o seu próprio dispositivo” refere-se a decisão tomada por algumas empresas de permitir que os colaboradores utilizem seus próprios aparelhos para as funções, como smartphones, tablets e laptops.
Hoje, como as pessoas possuem geralmente um ou mais dispositivos inteligentes, isso acaba sendo benéfico para as organizações, já que podem economizar custos e investimentos na compra de aparelhos para cada um dos colaboradores.
No entanto, o BYOD vem com seu próprio conjunto de desafios, como possíveis violações de dados, malwares, problemas de conformidade, etc. Um MDM eficiente deve ter uma política de conteinerização em vigor para mitigar esses desafios. É preciso garantir que os dados corporativos fiquem separados dos dados privados.
A Urmobo oferece uma infinidade de recursos para construir uma política BYOD eficiente:
A disponibilização do Modo Kiosk — ou modo quiosque — também conhecido como ‘Launcher’ ou ‘Lockdown’, se tornou essencial, tendo em vista que muitos negócios precisam preservar a segurança das informações e os dados da empresa. Além disso, em muitas empresas, os funcionários tendem a desperdiçar suas horas produtivas devido ao fácil acesso a aplicativos e sites de entretenimento e jogos.
Por isso, o recurso realiza modificações para tornar as ferramentas corporativas seguras e eficientes. Sendo assim, o bloqueio de alguns aplicativos e o investimento em capacitação da equipe responsável por gerenciar esses aparelhos são cruciais para evitar usos indevidos.
A segurança é de extrema importância quando se trata de negócios. O MDM escolhido deve ser capaz de salvar sua empresa contra o uso indevido e o acesso não autorizado. Políticas mais rigorosas, como proteção de redefinição de fábrica, limpeza remota, prevenção de perda de dados, configuração de VPN, etc., salvam a infraestrutura organizacional de crimes cibernéticos.
Um bom MDM Android deve ajudar as empresas a controlar o ambiente de navegação, autorizar sites seguros e proteger dados corporativos contra ataques maliciosos. A Urmobo, em parceria com Google, utiliza o Android Enterprise e traz estas técnicas inteligentes para proteger empresas, fornecendo uma reforçada segurança contra vazamento de dados.
Além disso, garante a integridade dos dispositivos, mesmo quando há a separação entre os dados – pessoais e da empresa. Com a segurança da Urmobo e do Android Enterprise em várias camadas, sua empresa é protegida – da integridade dos dados corporativos à privacidade dos dados pessoais.
Todas as organizações dependem de um conjunto específico de ferramentas e aplicativos para simplificar e realizar seus processos de negócios. No entanto, nem todas as equipes exigem determinadas aplicações.
Entre os recursos do MDM, é possível distribuir aplicativos específicos remotamente de uma só vez baseando-se nos quais os funcionários precisam para sua função; criar perfis para cada equipe; e mais. Além disso, aplicar o ‘Modo Kiosque‘, que possibilita desde a troca do fundo de tela até o bloqueio dos aparelhos gerenciados.
Em caso de erros ou mau funcionamento do dispositivo, quando o funcionário está no escritório, é possível se conectar instantaneamente com a equipe de TI. Mas e quando for preciso resolver uma urgência aos colaboradores remotos?
O tempo de inatividade do dispositivo ou os erros do sistema, mesmo por um pequeno período de tempo, podem causar uma grande interrupção nas operações e afetar negativamente a receita. Implantar e configurar recursos do MDM não é uma tarefa complexa.
Com isso, é possível controlar, monitorar e dar suporte através do acesso remoto, resolver instantaneamente problemas, fornecer autenticações para usuários, remover devices da rede e até mesmo, a limpeza das informações dos dispositivos, caso sejam perdidos ou roubados, otimizando os processos de negócio.
O Geofence é o nome dado à tecnologia que utiliza GPS, Wi-Fi ou outros recursos para determinar um perímetro geográfico virtual. O grande diferencial está na possibilidade de automatizar ações ligadas a determinada localização. Por exemplo, você consegue programar um alarme caso o dispositivo entre ou saia dessa área de interesse, pode programar mensagens que devem ser enviadas para os dispositivos cadastrados quando eles acessam esse território.
Também é importante para a garantia da segurança da informação da empresa. Assim, sua empresa consegue notificar os colaboradores sobre áreas de risco de assalto e reduz as possibilidades de que os aparelhos corporativos sejam furtados.
A Urmobo utiliza esse recurso para que você seja capaz de identificar a localização exata de cada um dos seus dispositivos, possibilitando a identificação de onde está cada um dos colaboradores — principalmente aqueles que trabalham em campo. Também é possível localizar aparelhos no caso de perda, furto ou roubo.
Ao permitir a flexibilidade no escritório, é crucial acompanhar as frotas de dispositivos. As soluções de MDM oferecem para as empresas uma variedade de recursos que simplificam o dia a dia, desde o rastreamento até o monitoramento do inventário dos dispositivos.
A Urmobo, por exemplo, fornece localização em tempo real, mesmo se os devices estiverem espalhados por outros territórios. Além disso, é possível fazer relatórios detalhados e análises sobre consumo de bateria, espaço de armazenamento, inatividade, trocas de SIM, ativar alertas e muito mais.
Os relatórios das atividades ajudam a avaliar o desempenho, a ter maiores informações sobre um aparelho, bem como verificar quem são os usuários e quais itens interligados. Não importa o que você precise acompanhar, sua solução MDM deve ser acessada através de um único painel, onde você pode ver endpoints, usuários finais e tudo mais.
Cada indústria é única, assim como seus requisitos. Ao escolher um MDM Android, os administradores de TI devem cumprir os requisitos de negócios com base no setor. Uma abordagem única pode não funcionar aqui. Por exemplo, a logística requer gerenciamento de dispositivos em Modo Kiosk, enquanto o varejo requer BYOD.
Exatamente por ser configurado conforme as necessidades da empresa e de acordo com as políticas do projeto de gestão da companhia — cada grupo de dispositivos pode ter suas restrições com um uso diferente com Urmobo.
O MDM deve permite atualizar o sistema operacional remotamente. Em vez de depender de atualizações manuais, com Urmobo é possível configurar os dispositivos para atualizar para as versões mais recentes à medida que forem lançadas, além de poder atrasar ou baixar a versão, apenas para serem instaladas sob demanda.
Lembre-se: uma boa solução de gerenciamento de dispositivos móveis faz a maior parte do trabalho pesado para você. Em vez de fluxos manuais e configuração de vários processos, o MDM simplifica, informa o que está acontecendo e solicita permissão junto ao sistema operacional para agir.
Recomendamos para qualquer organização que queira ter uma melhor experiência, aumentar a eficiência e a produtividade na prática, utilizar o Android Enterprise junto a Urmobo – para garantir também uma série de outros benefícios, como padronização de fundos de tela, otimização da capacidade dos dispositivos móveis, diminuição de gastos, aumento da segurança do usuário e limitação das aplicações, além de evitar problemas trabalhistas.
Urmobo mantém tudo funcionando dentro das conformidades, com privacidade e transparência! Para obter mais informações sobre, entre em contato conosco hoje mesmo.