Tempo est. de leitura: 3 minutos Atualizado em 26.10.2021

A LGPD ou Lei Geral de Proteção de Dados passou a valer desde agosto de 2020, tendo como principais objetivos formular diretrizes e regras, bem como fiscalizar relações que envolvem o uso e o tratamento de dados pessoais tanto nos meios digitais como fora deles. A partir disso, as empresas começaram a se organizar de forma a adaptar os seus serviços e operações de atendimento ao cliente, visando colocar em prática as regras previstas nessa lei.
No entanto, o que muitos empreendedores acabam negligenciando ou esquecendo de observar são as diretrizes da LGPD e o uso de dispositivos móveis na empresa. Quanto a esse ponto, vale ressaltar que os recursos remotos facilitam o trabalho dos profissionais, mas acabam sendo meios propícios a ataques cibernéticos e roubos de dados. Por isso, é muito importante tomar os devidos cuidados e conhecer os problemas que podem ser ocasionados.
Para ajudar você, preparamos este artigo abordando os desafios da LGPD para equipes que usam dispositivos móveis. Confira!

Riscos de vazamento

O primeiro desafio que podemos citar sobre a adequação da LGPD para equipes que usam dispositivos móveis é o risco de vazamento de dados e informações, tanto da empresa como de consumidores. Isso acontece porque os acessórios, como smartphones e tablets, podem ser meios facilitadores para o uso indevido de informações privadas e o ataque de criminosos que agem no ambiente cibernético.
Por isso, é preciso investir em recursos que aumentem a segurança desses dispositivos. Para isso, podemos indicar o uso de antivírus, sendo que você deve contar com programas de confiança para cuidar dos seus dados. Além disso, é fundamental adicionar senhas e ferramentas de segurança de acesso, visando evitar que terceiros tenham acesso a conteúdos particulares.

Transparência

Outra questão que desafia os gestores empresariais quanto ao cumprimento das diretrizes da LGPD é a transparência ao utilizar os recursos remotos para o manuseio e o tratamento de informações da empresa e dos clientes. Isso ocorre porque implementar serviços da empresa em aparelhos remotos, tendo o acesso e o controle de atividades empresariais, pode dificultar a transparência em relação ao que o usuário faz com os dados.
Para que essa questão não gere problemas para a empresa, é fundamental estabelecer níveis de acesso para os serviços do negócio, além de deixar bem definidas as regras e obrigações sobre respeito e segurança das informações tratadas.

Independência

A independência do usuário para acessar e tratar os dados também é um desafio para a implementação da LGPD. Afinal, os recursos remotos dão uma liberdade maior para os colaboradores manusearem as informações passadas pelos meios digitais. Por causa disso, a empresa deve estipular até que ponto o usuário pode ser independente no acesso e tratamento dos conteúdos privados.
Esses são os principais desafios de adequação à LGPD para equipes que usam dispositivos móveis. Percebe-se que você deve sempre procurar adaptar as suas atividades de modo que a política de tratamento de dados esteja de acordo com as orientações da Lei Geral de Proteção de Dados.
Gostou do artigo, mas ficou com alguma dúvida sobre o tema? Então, deixe o seu comentário no post!

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Carol Team Urmobo

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