Sumário
A inteligência de dados transforma grandes volumes de dados brutos em informações úteis para as tomadas de decisão nas empresas. Neste contexto, contribui diretamente para a proteção das informações empresariais, pois permite identificar possíveis ameaças e prevenir ataques cibernéticos.
Assim, as organizações conseguem agir com mais rapidez , precisão e de maneira proativa. A inteligência de dados também possibilita que as empresas aprimorem seus protocolos de segurança.
Atualmente, isso é indispensável, principalmente em organizações que contam com uma variedade de dispositivos e que realizam muitas trocas de informações e transações.
Neste artigo, saiba mais sobre a inteligência de dados contribui para a proteção das informações empresariais. Confira!
Com a inteligência de dados, é possível detectar padrões e comportamentos suspeitos rapidamente, aumentando a capacidade de resposta e proteção.
Para ajudar na identificação de ameaças e garantir a segurança dos dados, contar com a inteligência de dados oferece alguns benefícios. Veja quais são:
O monitoramento contínuo dos dados, aliado às estratégias de inteligência, permite interpretações realistas, com base no que acontece na empresa em tempo real. Com isso, é possível identificar com rapidez padrões de atividades suspeitas ou comportamentos anômalos, que podem indicar ameaças à segurança da empresa.
Esse processo automatizado reduz o tempo de resposta, permitindo que as equipes de segurança ajam rapidamente para reduzir riscos antes que eles causem maiores danos.
A análise preditiva permite que as organizações antecipem possíveis ataques cibernéticos antes que eles ocorram.
Com base em dados históricos e padrões de comportamento, consegue-se descobrir vulnerabilidades no sistema, detectando sinais de ameaças futuras.
Ao prever esses riscos, os profissionais de segurança podem tomar medidas preventivas, corrigindo falhas e reforçando defesas, garantindo que potenciais ataques sejam neutralizados antes de comprometer a infraestrutura organizacional.
Com a identificação de padrões e os planos de ação estruturados, é possível automatizar respostas aos incidentes que ameaçam a segurança, sem depender exclusivamente de intervenções humanas.
Utilizando inteligência de dados, sistemas automatizados podem isolar áreas comprometidas, bloquear acessos suspeitos e iniciar protocolos de contenção assim que um incidente é detectado. Isso reduz o tempo de resposta, limita danos potenciais e assegura uma ação imediata e eficaz.
A inteligência de dados, integrada aos sistemas de compliance, facilita a detecção de ameaças ao alinhar operações organizacionais aos padrões de segurança. Com essa integração, é possível monitorar continuamente o cumprimento de normas, descobrir desvios e gerar relatórios automáticos.
Além disso, essa conexão permite que violações sejam encontradas com agilidade e corrigidas, reduzindo os riscos de penalidades e fortalecendo a proteção das informações.
A inteligência de dados tem se mostrado uma aliada na proteção das informações organizacionais.
Ao analisar grandes volumes de dados em tempo real, ajuda a prevenir ataques cibernéticos. Com isso, garante mais segurança e eficiência. Para aplicar essas práticas, é necessário seguir alguns passos importantes:
Para colocar em prática a inteligência de dados, é preciso implementar ferramentas de coleta de dados em tempo real.
Uma dessas é o MDM (Mobile Device Management), que ajuda empresas que trabalham com uma grande quantidade de dispositivos móveis no gerenciamento e proteção dos aparelhos, tablets, notebooks e desktops.
Uma vez coletados, os dados precisam ser estruturados, seja em planilhas de excel ou dashboards. Assim, é possível aplicar a inteligência de dados para criação de políticas de proteção com base no comportamento dos usuários.
Outra vantagem, como mencionamos, é a identificação de padrões para rápidas ações corretivas.
A segmentação e controle de acesso a dados sensíveis permite identificar e classificar informações críticas.
Dessa forma, é possível aplicar controles de acesso personalizados, baseados no perfil de risco e nas funções de cada usuário, assegurando proteção adequada e reduzindo a exposição a riscos.
Embora os colaboradores tenham ferramentas disponíveis, é indispensável desenvolver na empresa uma cultura orientada à análises de dados. Para isso, os treinamentos devem ser constantes, sempre focados na importância da contribuição da equipe com o input correto dos dados.
Oferecer capacitações de reciclagem sobre as políticas de proteção de dados e atualizações também são importantes.
A versão Urmobo Dash oferece diversas vantagens, sendo uma delas a gestão aprimorada de inventário, que contribui diretamente para a inteligência de dados da empresa.
Com essa versão, as empresas têm acesso a um inventário detalhado, que centraliza as informações sobre dispositivos com diferentes sistemas operacionais, incluindo Android, Chrome OS, iOS, iPadOS, Windows (desktop, Server, Mobile e CE) e Linux.
Assim, o Urmobo Dash permite a gestão centralizada de todos os seus ativos, facilitando o controle eficiente e integrado.
Além disso, o Urmobo Dash foi desenvolvido com foco em apoiar a tomada de decisão baseada em dados em tempo real, seguindo uma abordagem data-driven. Essa funcionalidade possibilita uma visão atualizada e precisa do status de cada dispositivo, oferecendo insights que ajudam na gestão eficiente dos recursos tecnológicos.
Com o inventário automatizado, elimina-se a necessidade de planilhas, garantindo que todos os dados estejam organizados em um único local. Dessa forma, a Urmobo Dash aprimora a gestão dos ativos corporativos, permitindo à empresa resolver problemas rapidamente e manter o controle sobre todos os dispositivos de maneira eficiente e centralizada.
Quer aplicar a inteligência de dados? Aproveite então e saiba como está a segurança da informação na sua empresa: clique aqui para baixar um checklist sobre o assunto!