Sumário
Saiba quais dados um app do Android coleta, faça downloads com mais confiança. Entenda o recurso Segurança de dados do Google Play
O Google acaba de lançar um novo recurso que traz mais transparência e privacidade. A seção é chamada Segurança de dados, e aplicativos de Android disponíveis na Google Play Store serão obrigados a fornecer às pessoas mais informações sobre como coletam, compartilham e protegem os dados dos usuários.
Os desenvolvedores então precisarão atualizar as funcionalidades ou alterar as práticas de seus apps, assim, as últimas novidades serão mostradas na seção Segurança de dados destes aplicativos disponíveis na Google Play Store.
A ideia é tornar mais transparente o tratamento e as políticas de privacidade aplicadas às informações sensíveis, saber quais dados os aplicativos estão coletando ou compartilhando com terceiros, qual o nível de proteção oferecido e outros detalhes.
A seção de segurança de dados permitirá que os desenvolvedores marquem claramente quais dados estão sendo coletados e para que finalidade estão sendo usados. Os usuários também poderão ver se o aplicativo precisa desses dados para funcionar ou se essa coleta é opcional.
Veja a seguir as informações que aplicativos poderão mostrar na seção Segurança de Dados:
Dar aos usuários mais visibilidade sobre como os aplicativos coletam, compartilham e protegem seus dados através da seção Segurança de dados é apenas uma maneira de manter os usuários e o ecossistema do Android seguros.
O Google também trabalha para dar mais controle aos usuários sobre os aplicativos instalados por meio dos recursos simples de permissões. Por exemplo, quando um aplicativo pede para acessar “sua localização”, os usuários podem decidir de forma rápida e fácil se desejam aceitar essa permissão – para uso único, apenas enquanto usam o aplicativo ou o tempo todo. Para permissões mais delicadas como câmera, microfone ou dados de localização, será possível acessar o painel de Privacidade do Android para revisar os dados por aplicativos.
Em uma empresa, um dos objetivos da gestão de dispositivos móveis é funcionar como um administrador de aplicativos nos devices, tais como smartphones e tablets, possibilitando a fácil interação entre colaboradores e o monitoramento das atividades de equipes remotas.
A Urmobo pensando neste caso possibilita que a sua empresa crie uma Play Store Corporativa, deixando disponível para downloads somente os apps permitidos pela curadoria prévia da empresa e/ou departamento.
Com o que chamamos de Modo Kiosk, ainda é possível enviar comandos para a personalização de telas, limitar o uso de aplicações e bloquear algumas de suas funções e informações fora do horário comercial, já que um dos problemas mais críticos que temos, quando falamos em mobilidade corporativa, é o uso inadequado dos dispositivos.
Os devices podem ser configurados conforme as necessidades e políticas do projeto de gestão da companhia — assim, cada grupo de dispositivos pode ter suas restrições de uso diferentes.
Além disso, é possível a instalação e atualização de apps de maneira massiva pra toda empresa ou por grupos de usuários/devices. Para os funcionários, isso significa que é só liga-lo depois e começar a trabalhar. Todos os apps e configurações necessários estarão prontos.
As vantagens adicionais disso vão além da segurança, implantação instantânea, políticas de segurança e compatibilidade com várias marcas de smartphones. A implantação automatizada reduz a dependência do suporte interno de TI, enquanto simplifica e cria melhores experiências para o usuário.
Se você ainda tem dúvida se o gerenciamento de dispositivos móveis é para a sua empresa, convidamos a fazer o nosso trial de 15 dias sem custo algum e ver alguns de seus problemas sendo resolvidos; com segurança, controle dos dispositivos e todas as otimizações que urmobo é capaz de realizar!
Os apps devem ajudar todos a trabalhar, aprender algo novo, sem comprometer a segurança. Os recursos certos trazem às pessoas mais visibilidade, transparência e o controle de que precisam.
Entre em contato com a gente! Acompanhe a urmobo nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube.
Fonte: Blog Google