Sumário
Um dos problemas com que toda empresa precisa lidar é com a redução de custos. Essa é uma medida que traz uma série de benefícios para os resultados do negócio, retirando os investimentos que não são totalmente necessários dentro de um setor e movendo-os para outro. Nesse caso, especificamente, estamos falando do setor de gestão de TI.
Trabalhar em meios de reduzir esses custos demandados pelo setor TI, é de suma importância para manter a saúde do negócio. A área de tecnologia da informação é uma unidade estratégica propícia para essa ação, tornando possível a distribuição de investimentos para as demais áreas da empresa.
Neste post daremos 3 dicas para otimizar e reduzir custos com a gestão em TI dentro da sua empresa. Confira!
A primeira dica que temos para você é a automatização das tarefas que tenham um certo grau de repetição. Dessa forma, é possível reduzir os custos e também ampliar a qualidade e a confiabilidade delas.
Ao automatizar esses processos de TI, você consegue eliminar os erros humanos, que são comuns, e atividades de repetição. Desse modo, é possível rastrear os passos executados para chegar a diagnósticos de possíveis falhas, o que também acelera a produtividade de forma geral.
O termo Bring Your Own Device (BYOD) se trata de uma prática que vem sendo adotada por diversas empresas. Ela consiste em incentivar os funcionários a trazerem seus próprios dispositivos móveis para o ambiente de trabalho, com o objetivo de fazer o uso deles em suas atividades dentro da instituição.
Uma pesquisa realizada pela Trend Micro revela que cerca de 70% das empresas que utilizam o BYOD em seu modelo estratégico observam o grande aumento na produtividade como um dos maiores benefícios. Isso sem falar que, por utilizarem seus próprios dispositivos, os gastos com esses equipamentos a ser feito pela própria empresa é diminuído.
Diversas atividades dentro da TI, podem ser terceirizadas com o objetivo de reduzir custos e também a contratação de profissionais focados em uma determinada atividade. Também chamado de outsourcing, essa é uma forma simples de reduzir custos mantendo ou até melhorando a qualidade dos serviços oferecidos pelo negócio.
É comum que certos gestores tenham receio em relação a terceirização. Isso se deve à sensação de perda de controle que eles têm, já que parte das responsabilidades serão transferidas para uma organização de fora da empresa. Porém, caso essa parceria seja bem feita e os serviços a serem terceirizados sejam selecionados com atenção, isso pode ser a solução perfeita para o bem da sua empresa.
Para concluir, vale lembrar que diversas vezes, ao não dar o devido valor à gestão em TI, os executivos de negócio deixam de proporcionar o suporte necessário para projetos que visam a otimização do departamento. Essa é uma atitude que deve ser evitada ao máximo, pois atrasa o plano de negócios da empresa.
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