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Vivemos na era dos dados e da cultura digital. A sua empresa está, de fato, preparada para essa nova realidade? Se ainda não, é hora de começar a adaptação para sair na frente dos seus concorrentes. Afinal, muitas empresas ainda não estão se adaptando para o novo momento.
Segundo a Gartner, uma das autoridades no mundo da tecnologia, 90% dos dados armazenados historicamente foram gerados nos últimos 3 anos. Contudo, infelizmente, boa parte dessas informações não se converte, de fato, em conhecimento e estratégia para a empresa.
Diante disso, a cultura Data Driven surge para sanar essas questões e trazer maior dinamismo e inteligência para as organizações. Mas você sabe o que é isso? Vamos tirar suas dúvidas sobre o tema, a seguir. Boa leitura!
A cultura Data Driven diz respeito à introdução de uma cultura orientada a dados nas organizações. Não é apenas trazer mudanças para a aplicação de softwares que utilizam dados no dia a dia, e sim uma verdadeira alteração da cultura interna. Isso passa, portanto, não só pelas ferramentas, mas, também, pela própria mentalidade dos colaboradores.
Assim, ela envolve questões relacionadas com ciência de dados, o Big Data, os algoritmos e as estatística, entre outros pontos importantes. Por meio disso, pode-se apresentar informações de forma estratégica para gestores, tornando o processo em conhecimento de fato.
A cultura Data Driven está devidamente alinhada com os novos tempos do mercado, nos quais há uma maior demanda por decisões orientadas a dados. Assim, ela é útil para as seguintes questões:
Diante de tudo o que listamos anteriormente, você pode estar se perguntando se é vantajoso fazer uma transformação tão significativa para o negócio, certo? Vejamos, a seguir, alguns dos principais benefícios:
Além de todos esses pontos, com uma maior inteligência, é possível obter uma maior rentabilidade. Segundo uma pesquisa do Google com o Boston Consulting Group, oito indústrias europeias conseguiram ser 30% mais eficientes, além de terem aumentado as suas receitas em 20% com o Data Driven.
Já a Forrester publicou um relatório no qual estimava que, até 2021, as empresas que utilizassem Data Driven poderiam crescer mais de 30% e faturar até 1,8 trilhão de dólares.
Diante de tudo o que falamos, é possível perceber a importância da cultura Data Driven para os negócios. Por isso, se você está interessado em aplicá-la em seu negócio, é importante conferir os pontos a seguir.
Uma mudança dessa magnitude, ou seja, que envolve modificar toda a cultura interna da empresa, exige planejamento.
Afinal, deve-se considerar os recursos financeiros, as mudanças de paradigmas e o treinamento dos colaboradores, bem como a necessidade de traçar um período de adaptação, para que todos possam aprender a lidar com esse novo cenário.
Além disso, é fundamental traçar métricas que auxiliarão os gestores a analisarem se o processo de mudança está sendo feito de forma adequada ou se é preciso realizar algum tipo de alteração para torná-la mais eficiente.
As tecnologias são as principais aliadas da cultura Data Driven: é por meio delas que é possível coletar um alto volume de dados e analisá-los de forma a obter as informações necessárias para que seja possível ter insights mais precisos.
Diante disso, é preciso ter as melhores soluções ao seu lado. Com elas, será possível oferecer aos seus colaboradores os insights importantes e, assim, conseguir gerar relatórios mais inteligentes, que permitam as tomadas de decisões orientadas a dados.
Como falamos ao longo de todo este artigo, trata-se de uma verdadeira mudança de cultura na empresa. E, por isso, só será bem-sucedida quando os times estiverem alinhados e engajados para esse tipo de situação.
Por isso, é importante que os gestores realizem as medidas para trazer os times para essa nova realidade. É interessante demonstrar a eles o quanto isso pode ser importante, até mesmo, para as próprias atividades no dia a dia.
Outro ponto importante é que os seus times precisam estar devidamente treinados para trabalhar com as novas ferramentas e soluções focadas para a cultura Data Driven. Afinal, muitas delas não devem fazer parte de suas rotinas — e o primeiro impacto pode ser pesado.
A qualificação permite que eles consigam sentir um impacto menor ao começar a mudança para a cultura Data Driven, além de minimizar os erros durante as atividades cotidianas. Muito bom, não é mesmo?
A empresa, como um todo, precisa ter o mindset mudado, para que seja possível introduzir a cultura Data Driven de modo eficiente. Isso modifica não apenas o engajamento dos times, como também a estrutura dos processos do negócio.
Por exemplo, para que seja possível trazer decisões orientadas a dados, é preciso que os processos passem por essa exigência. Quando todo o negócio está alinhado para esse fim, torna-se mais fácil a sua adoção.
A cultura Data Driven foi uma verdadeira revolução para as empresas e para o mercado como um todo. Diante disso, os negócios devem estar cada vez mais atentos para trazer uma implementação consistente, segura e com o mínimo de erros. Por isso, atente-se para o tema, pesquise sobre o assunto e conte com as melhores soluções tecnológicas para esse fim.
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