Tempo est. de leitura: 3 minutos Atualizado em 28.09.2021

Um dos principais objetivos dos gestores é garantir o desenvolvimento da corporação, elevando a produtividade interna e a lucratividade. Para isso, muitos recorrem a ferramentas tecnológicas e treinamentos da equipe de profissionais, visando melhorar o rendimento dos trabalhos e garantir o sucesso do negócio. Entretanto, um tema que é muito importante e passa despercebido em vários empreendimentos é a comunicação interna no ambiente empresarial.
Embora a má comunicação não pareça um grande problema, ela dificulta a harmonia entre os setores da empresa, além de acarretar baixa eficiência nos serviços realizados. Por isso, é fundamental buscar soluções que otimizem a comunicação entre colaboradores e aproximem os vários setores da instituição.
Caso você ainda não entenda muito sobre esse tema, preparamos este artigo com as principais informações. Confira!

Qual é a importância da comunicação interna?

Empresas que conseguem assegurar uma comunicação interna efetiva acabam tendo vantagens em termos de produtividade e rendimento das equipes. Entre os principais fatores que atestam a importância desse tema, podemos citar o maior alinhamento estratégico.
Por meio da boa comunicação, é possível deixar claro a todos os colaboradores qual é a política de desenvolvimento da empresa. Assim, todos serão instruídos a dar o seu melhor e caminhar tendo como referencial os projetos do negócio. Além disso, há outros benefícios que mostram a importância da comunicação interna, como:

  • melhora do clima organizacional;
  • aumento da participação dos colaboradores;
  • elevação do rendimento e da produtividade;
  • facilidade de integrar novos colaboradores;
  • redução do turnover.

Quais são os riscos da comunicação ineficiente?

Vale ressaltar os problemas que podem ser vivenciados caso não haja uma comunicação eficiente. O primeiro é o risco de ter o seu setor de atendimento prejudicado devido a problemas na comunicação do seu time, havendo confusões de informações e equívocos de decisões. 
Outro risco é o de elevar a taxa de rotatividade de funcionários, já que a má comunicação pode despertar no colaborador um sentimento de isolamento, além de causar discussões relativas a erros de interpretação de informações.

Como promover a boa comunicação interna?

A boa comunicação interna pode ser promovida por meio da mudança da sua política de desenvolvimento empresarial, de modo a reestruturar a gestão e as estratégias de integração de setores. Com isso, é possível frisar para todo o time quais são os planos e as metas de inovação do negócio.
Outra medida muito eficaz é investir em soluções automatizadas que promovam a perfeita relação entre as áreas e os serviços da empresa. Um exemplo desses recursos são os famosos softwares de gestão que permitem integrar os departamentos da corporação, garantindo maior eficiência e agilidade na tomada de decisão.
Essas foram as principais informações sobre a importância de promover uma boa comunicação interna entre os colaboradores e como fazer isso. Vale frisar a relevância de contar com soluções adequadas e condizentes com a realidade do mundo atual. Podemos citar como exemplo o chat com operadores fornecido pela Urmobo.
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Carol Team Urmobo

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