Sumário
A Apple anunciou uma nova funcionalidade de MDM chamada “gerenciamento declarativo”. Isto permite que os dispositivos sejam mais autônomos e proativos em sua configuração
Recentemente a Apple anunciou novas funcionalidades junto ao iOS 15, macOS 12 Monterey, iPadOS 15. Essa é a mudança mais significativa quando falamos em gerenciamento de dispositivos móveis em 11 anos de empresa.
Uma das maiores adições empresariais ao iOS 15 e iPadOS 15 é a alteração do protocolo de MDM da Apple. Mudanças anteriores de MDM se concentravam principalmente na adição de novos recursos de gerenciamento, segurança ou implantação, estendendo o que o MDM poderia impor. Agora, a gestão declarativa, apresentada na conferência da marca em junho de 2021, foi a 1ª mudança que modifica o próprio protocolo.
Chamada agora de gerenciamento declarativo (Apple Declarative Device Management) foi projetada para ser mais leve para o servidor e permite que os dispositivos sejam mais autônomos e proativos em suas configurações. Em outras palavras, os dispositivos podem responder a mudanças de estado e aplicar lógica adicional com base nessas alterações sem solicitar o servidor MDM. Além disso, os dispositivos agora podem notificar o servidor MDM quando certas alterações ocorrerem.
A funcionalidade declarativa de gerenciamento de dispositivos estará inicialmente disponível apenas para dispositivos iOS registrados no usuário. A Apple descreve o protocolo de gerenciamento declarativo como tendo três “pilares”: Declarações, Canal de Status e Extensibilidade.
O gerenciamento declarativo empurra grande parte da determinação sobre conformidade – e, isso descarrega a funcionalidade do servidor/serviço MDM.
Em vez de depender da pesquisa do servidor para obter o status atual do dispositivo, os dispositivos agora têm autonomia para monitorar o estado de seu próprio e comunicá-lo proativamente ao servidor/serviço conforme necessário. Eles também podem avaliar as alterações no estado do dispositivo e tomar as ações apropriadas, mesmo se um dispositivo estiver off-line e não puder se conectar aos serviços de gerenciamento ou à Internet como um todo.
Uma diferença entre o MDM tradicional e o MDM declarativo é como os dados são comunicados e interpretados. Os perfis antes em arquivos de texto .plist agora tem abordagem em JSON.
Porém, não é preciso se surpreender. O Gerenciamento Declarativo foi projetado para coexistir perfeitamente com o protocolo MDM existente como Urmobo, o que significa que os MDMs podem assumir uma adoção gradual das novas funcionalidades sem qualquer interrupção nas funcionalidades existentes. No novo sistema, as declarações incluem quatro tipos de diretivas para dispositivos gerenciados: configurações, ativos, ativações e gerenciamento.
A maior questão para a TI em relação ao gerenciamento declarativo é quando (e como) essa transição ocorre. A boa notícia é que cabe a cada empresa se ou quando adotar – a princípio.
Este portanto é ótimo momento para começar a pensar sobre como sua empresa, o seu portfólio de políticas e perfis existentes teriam benefícios dentro do gerenciamento declarativo e como você poderá simplificar o seu gerenciamento usando essas declarações no futuro.
Também pode ser uma ótima hora para verificar com os profissionais da Urmobo qual é o melhor plano / suporte ao gerenciamento declarativo e como espera-se que isso altere os fluxos de trabalho de seus produtos.
O gerenciamento declarativo traz muitos benefícios, além de tornar o gerenciamento de dispositivos Apple um processo muito mais simples e com menos uso de rede.
Qualquer organização que queira oferecer a melhor experiência aos seus usuários com a Apple, aumentar a eficiência e a produtividade na prática, recomendamos a implementação. Assim, até os custos gerais são reduzidos.
Depois disso, é só relaxar: podemos assegurar que o EMM Urmobo mantém tudo funcionando dentro das conformidades, com privacidade e transparência! Para obter mais informações sobre, entre em contato conosco hoje mesmo!