Sumário
Lançado em 2022, o Chrome OS Flex é uma solução muito interessante para computadores mais antigos que tem dificuldades contínuas em relação ao desempenho. Entre as vantagens, está o aumento da segurança em relação às informações e aos ataques de vírus.
Inclusive, dados da pesquisa feita pelo Checkpoint Research mostram que a média de ataques cibernéticos no Brasil durante o segundo trimestre de 2022 teve aumento de 46%, sendo maior que a mundial, de 32%.
Para profissionais que trabalham com o computador diariamente, essa segurança é fundamental. Por isso, é interessante conhecer essa recente inovação da Google e, claro, descobrir suas funcionalidades, além de comparar com outra opção, o Chrome OS.
Vamos mostrar suas diferenças para você escolher a mais interessante para sua realidade. Boa leitura!
O ChromeOS Flex é um sistema operacional desenvolvido para Macs e PCs e que prioriza a nuvem. A ideia é que ele sirva para atualizar dispositivos mais antigos.
Nesse caso, a prioridade são máquinas com processadores AMD e Intel. Vale dizer que esse sistema não inclui os dispositivos com ARM.
Sendo assim, máquinas com hardware ultrapassado — e que possuem dificuldades para rodar sistemas operacionais como Mac e Windows — podem contar com essa opção.
É por isso que a principal característica desse sistema operacional é ser leve, o que acontece por usar dados na nuvem como o Drive.
Além disso, o sistema operacional também pensa na produtividade pensando para o trabalho: foca no pacote de aplicativos para textos e planilhas e o uso de aplicações disponíveis em sites da internet.
Há uma série de vantagens que fazem com que o Chrome Os Flex seja uma excelente alternativa para quem ainda tem um PC ou um notebook mais antigo. A seguir, vamos destacar os principais aspectos!
Quer aprender como gerenciar dispositivos Chrome OS? Leia nosso texto e veja os 5 passos!
O Chrome OS Flex possui algumas semelhanças com o Chrome OS, sistema operacional desenvolvido pelo Google anteriormente.
No entanto, há algumas distinções que também chamam atenção. Mas, o mais importante é compreender que o Chrome OS é um sistema que já vem com a máquina, estando disponível em chromebooks, chromeboxes e chromebases.
Ou seja, é a versão oficial do computador própria da Google. A seguir, vamos explicar outras diferenças entre os sistemas!
Entre os aspectos mais diferentes sobre esse tópico é que no Chrome OS Flex somente modelos certificados são compatíveis, como dispositivos Windows, Mac e Linux.
Além disso, há algumas diferenças de teclado: o ChromeOS Flex não compartilha o layout do teclado do Chrome OS. Ou seja, algumas teclas de função não funcionam da mesma forma que os chromebooks.
Quanto aos VMs e aplicativos compatíveis, diferentemente do OS, o OS Flex não é compatível com apps Android ou com o Google Play.
Ainda, também não é compatível com a execução de máquinas virtuais (VMs) do Windows usando o Parallels Desktop. E há também uma particularidade, pois a compatibilidade com o ambiente de desenvolvimento do Linux no Chrome OS Flex depende do modelo.
Chegando ao gerenciamento, outras diferenças em relação ao mais antigo é que o Flex não é compatível com o registro sem toque nem com o novo registro forçado.
Ainda, o acesso verificado e modo verificado só é possível no Chrome OS. Por outro lado, o SCEP (Protocolo de Registro de Certificado Simples) é compatível com o sistema focado em computadores antigos.
Em último lugar, a segurança também é diferente entre eles. Por exemplo, os dispositivos
Chrome OS contém um ícone de segurança do Google que auxilia na proteção do sistema e, ainda, verifica se o hardware é confiável.
Já que isso não acontece com Flex, o procedimento de inicialização verificado do Chrome OS não está disponível nele. Quanto à criptografia, os dois realizam, mas nem todos os dispositivos ChromeOS Flex possuem um módulo de plataforma confiável (TPM) compatível.
É interessante escolher as necessidades de cada situação avaliada. No caso das empresas, por exemplo, se for usado aplicativos Android com frequência, o Chrome OS Flex não atende essa função.
Mas se a máquina for antiga e for preciso atualizar — sem comprar novos computadores —, isso pode ser uma possibilidade para dar uma sobrevida a ela.
Além disso, a utilização do Chrome OS é interessante, pois permite o gerenciamento de dispositivos à distância. Sendo assim, tudo vai depender de qual é a proposta de utilização desse sistema.
Quer aprender também a usar o Chrome OS? Leia nosso guia rápido e descubra!