Sumário
As ferramentas de trabalho evoluem à medida que novas necessidades nascem. Na mesma linha de pensamento, surgem também maneiras de monitorar essas tecnologias, como é o caso da gestão de aplicativos para celular.
É por essa razão que esse gerenciamento de apps tem chamado a atenção de gestores empresariais. O objetivo aqui é garantir a produtividade de quem utiliza o dispositivo móvel, seja dentro da empresa ou fora dela.
Pensando no valor deste tema, criamos um conteúdo para explicar mais sobre. Aqui, iremos mostrar a importância de investir nisso e ainda mostrar como fazer esse gerenciamento de maneira inteligente com a melhor ferramenta. Acompanhe!
Ainda que nem todos saibam, a gestão de aplicativos para celular é uma necessidade de muitas empresas. Isso acontece justamente pelo avanço da mobilidade corporativa.
Quando pensamos que o mercado de mobilidade deve crescer mais de 40% até 2030, segundo dados do Oliver Wyman Forum, dá para perceber que o deslocamento para diferentes lugares faz com que as pessoas não precisem ficar presas a uma sede corporativa.
Ou seja, é cada vez mais comum ter colaboradores espalhados por diversas regiões. Mas para que isso tenha um resultado eficiente, é preciso ter um controle em relação ao uso dos celulares corporativos.
E não só isso, a gestão de aplicativos para celular também merece destaque devido aos próprios riscos que envolvem segurança e dados.
Para se ter uma ideia, o Brasil conta com 2,7 mil celulares bloqueados por dia contra perdas e roubos, segundo dados da Anatel.
Foram mais de 759.175 aparelhos bloqueados de janeiro a setembro de 2022 e, além disso, 14,7 milhões nas últimas duas décadas. No final das contas, tudo isso coloca em risco os aplicativos para celular que fazem parte dele.
Quer saber como fazer um bom uso de um celular corporativo? E como gerenciar os aplicativos de um iPhone? Mostramos nestes dois artigos que fizemos!
Há uma série de razões que fazem com que a gestão de aplicativos seja tão essencial para as organizações. Vamos elencar os quatro motivos que a tornam importante:
Nos próximos tópicos, iremos detalhar o porquê de cada um.
Gerir aplicativos para celular é uma excelente maneira de oferecer mais produtividade aos colaboradores. Isso acontece porque, por meio de ferramentas, é possível controlar o que cada pessoa pode ou não acessar.
O modo kiosk, por exemplo, limita o acesso a funções e aplicativos. A ideia é que aqueles apps que não estão relacionados ao trabalho sejam bloqueados para evitar distrações. Com o time fence, também é possível determinar o tempo para isso acontecer.
Os processos também são mais ágeis com a gestão de aplicativos para celular. As atividades que poderiam envolver, antes, muitos canais e bastante burocracia, agora podem ser resolvidas dentro de um simples app que reúna tudo e esteja em todos os aparelhos.
A gestão de aplicativos para celular também irá aumentar a segurança. Tudo isso é possível porque esse gerenciamento permite compartilhar, mas também apagar os dados que estão nos apps dos dispositivos.
Ou seja, caso o aparelho seja roubado, essa remoção de informações é bem mais rápida e evita o vazamento crítico de dados sigilosos.
Quando não se tem uma gestão dos aplicativos usados, o que o colaborador faz também é responsabilidade da empresa. E quando esse uso é negativo, a empresa pode precisar responder por isso e, ainda, pode ter sua imagem comprometida.
Mas afinal, como fazer a gestão de aplicativos para celular? Para isso, é preciso contar com uma solução de Mobile Device Management (MDM).
Esse é um sistema capaz de reunir diversas funcionalidades de gerenciamento de celulares — mas também outros aparelhos, como tablets, notebooks e coletores de dados —.
Com isso, você consegue monitorar tudo em tempo real e acompanhar o que os colaboradores fazem na sede ou no home office.
Para realizar esse monitoramento é preciso contar com uma empresa especializada nesse serviço, como é o caso da Urmobo. Dessa forma, você terá segurança para fazer a gestão de aplicativos e outras configurações.
E para você entender ainda mais sobre as ferramentas MDM, aproveite para ler nosso material sobre o tema!