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Novos recursos do Android 15 para empresas aprimoram a proteção de funcionários, de dispositivos, além de ajudar no gerenciamento;
Um estudo recente de Stanford revelou que 100 milhões de profissionais no mundo todo estão adotando a flexibilidade oferecida pelo modelo de trabalho híbrido. Essa prática se estabeleceu como a nova realidade, com os colaboradores alternando seu local de trabalho entre casa, escritório, cafeterias e outros espaços.
Diante dessa grande mudança, as empresas estão buscando soluções tecnológicas móveis que integrem agilidade, segurança corporativa e gestão de dispositivos para os colaboradores, a fim de superar os desafios apresentados por este novo cenário.
Pensando nisso, os aprimoramentos da versão Android 15 para empresas foram desenvolvidos para prover os gestores de TI com ferramentas eficientes para enfrentar a complexidade do ambiente de trabalho atual.
Essas melhorias variam desde a simplificação das provisões de dispositivos até a implementação de proteções robustas e controles mais sofisticados para os dispositivos. Segue abaixo os destaques mais importantes e como podem beneficiar a sua organização:
Novos recursos de segurança e privacidade ajudam as equipes de TI a manter os dados da empresa, dos funcionários e os dispositivos seguros.
Este conjunto de recursos de segurança proativos inclui o Bloqueio de Detecção de Roubo que usa aprendizado de máquina para bloquear automaticamente um dispositivo se ele detectar roubo; Bloqueio de Dispositivo Offline, que protege o dispositivo se ele for desconectado da rede por muito tempo; e Bloqueio Remoto, que permite que os funcionários insiram seu número de telefone para bloquear seu dispositivo de qualquer lugar.
No Brasil, um piloto beta exclusivo com as funcionalidades já começou a rodar. As ferramentas estão disponíveis para aparelhos que executam o Android 10+ e possuem conexão de rede. Saiba como ativar proteção contra roubo no Android.
Um outro recurso interessante para os profissionais é o Espaço Privado, que mantém apps sensíveis separados, com uma camada extra de autenticação.
Como o próprio nome diz, os apps no espaço privado aparecem em um contêiner separado na tela de início e exigem uma senha ou biometria para ser desbloqueados. Dentro do perfil pessoal, ficam ocultos das visualizações recentes, notificações, configurações e de outros apps, protegendo dados pessoais confidenciais em dispositivos de trabalho.
Para facilitar as equipes de TI revisarem os logs de segurança, identificar vulnerabilidades e garantir a conformidade, os eventos foram migrados do Logcat para o SecurityLog.
O aprimoramento ajuda as empresas a atenderem os requisitos mais recentes da National Information Assurance Partnership (NIAP).
Agora ficou mais fácil para as equipes de TI otimizarem as operações e configurarem rapidamente os dispositivos com novos recursos, como gerenciamento de eSIM, configurações de segurança gerenciadas para aplicativos selecionados no perfil pessoal e novos controles para maximizar o desempenho dos aparelhos.
A capacidade de provisionar e remover eSIMs programaticamente em dispositivos gerenciados para o trabalho ajuda a simplificar o processo de integração e desligamento de funcionários. Em dispositivos pessoais, é possível permanecer no controle e saber qual SIM está ativo, escolher ativar ou remover um eSIM empresarial.
O principal objetivo do Sim Locker é reduzir os riscos de roubos e proteger os clientes contra fraudes. Desenvolvido para proporcionar uma camada extra de proteção ao SIM Card empresarial via EMM, funciona como um “escudo digital” que impede usos não autorizados.
Agora, as equipes de TI podem estender as políticas de aplicativos pessoais corporativos existentes para o espaço privado em dispositivos de propriedade da empresa. Segundo o Google, configurações de segurança que preservam a privacidade para aplicativos principais serão anunciadas em uma data futura.
As empresas também podem aplicar os aplicativos de discagem, navegador padrão do OEM e selecionar o aplicativo de mensagens para o perfil pessoal em dispositivos de propriedade da empresa, ajudando a manter a segurança em todos os perfis.
Com o Circle to Search, os funcionários agora podem circular ou sublinhar itens que desejam pesquisar dentro de aplicativos em seus dispositivos para uma experiência de pesquisa perfeita dentro do Perfil de Trabalho ou em dispositivos totalmente gerenciados. No entanto, se necessário, as equipes de TI conseguem desabilitar esse recurso.
Com a opção de personalizar o brilho da tela, o modo de brilho e as configurações de tempo limite, os administradores de TI podem otimizar o consumo de energia e prolongar a vida útil da bateria em dispositivos Android de propriedade da empresa.
A segurança empresarial é reforçada com a implementação da IA no Android e opções avançadas de controle. Isso proporciona eficiência nas operações organizacionais, protege dados e informações contra possíveis ameaças.
Integrada ao Gemini, ODIN é simplifica a gestão de dispositivos. A tecnologia orientada por inteligência artificial da Urmobo, converte comandos em ações no sistema a partir de uma comunicação fluida e clara.
Ao automatizar tarefas rotineiras, ODIN IA aumenta a eficiência operacional, oferece agilidade, rápida solução de problemas e a redução nos chamados de suporte, mesmo a usuários com pouco conhecimento sobre a tecnologia.
Em parceria com o Google, Urmobo utiliza Android Enterprise, traz a combinação única de tecnologia, inovação, suporte especializado e entrega funcionalidades avançadas de segurança e gestão, garantindo não apenas a proteção dos aparelhos, mas também uma administração eficiente.
Com ODIN, simplifica ainda mais a gestão de dispositivos móveis e revoluciona a forma como as equipes operam, para que se concentrem nas tarefas que realmente importam.
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Fonte: Blog Google / Android Enterprise