Sumário
A versão final do Android 12 já está disponível para o Google. Aos poucos os fabricantes estão implementando o sistema em seus dispositivos, além de liberar atualizações
Estamos na época da liberação do Android 12. Felizmente, o sistema operacional estará em breve nas mãos de todos os que possuem dispositivos específicos para serem atualizados.
Ainda não temos todos os cronogramas oficiais de atualização, mas há previsões com base nos lançamentos anteriores e fontes confiáveis.
O Android 12 traz uma grande mudança em relação ao sistema anterior, apresentando seu design renovado e novos recursos. Além da nova interface, um desempenho mais rápido, personalização, e privacidade.
A maioria dos fabricantes lançou uma prévia no calendário para este ano. Porém, não sabemos se essas marcas farão jus as datas estipuladas, pois elas podem ser alteradas de acordo com o local onde você mora e a operadora. De qualquer maneira, trazemos aqui as estimativas gerais para te ajudar. Confira!
Como acontece com todas as versões principais do Android, os dispositivos Pixel são os primeiros a acessar os recursos mais recentes. O Pixel 6 e 6 Pro já vieram com o Android 12 integrados e prontos para uso, o que significa que os usuários já têm a nova experiência Android com o Material You e orientação pela IA do Pixel.
Outros dispositivos anteriores ao Pixel 6 também receberam atualizações para a nova interação do Android. Estes são os dispositivos Pixel que podemos ver com o Android 12:
A Samsung foi a primeira fabricante além do Google a lançar o Android 12 na íntegra em um dispositivo. Isso foi feito com a série Samsung Galaxy S21, depois de passar pela fase de teste beta. É bem provável que você receba a atualização final em breve, dependendo de onde mora ou da operadora.
Felizmente, não parece que os outros modelos de dispositivos permanecerão em versão beta por muito tempo, já que a série Galaxy S21 ficou por um curto período de tempo antes de passar para a interface completa One UI 4.
Até agora, as séries Galaxy S21, Galaxy Note 20 e Galaxy Z Fold/Flip 3 receberam globalmente o Android 12.
Outros fabricantes como a ASUS também começaram a testar o Android 12 beta em certos dispositivos. OnePlus e Oppo também entraram em uma fase de teste beta para alguns dispositivos, embora a disponibilidade seja limitada.
A Asus segue no programa BETA para a nova versão do Android, logo o Zenfone 8 já recebeu a nova versão do Android.
Em teste com a versão beta fechada no OnePlus 8 em meados de novembro/2021; lançou a atualização para OnePlus 9 em sequência. A ordem de atualização seria a série OnePlus 9R, 8T, Nord 2, Nord CE, Nord e 7T/7.
A lista de atualizações do OnePlus Android 12 consiste nos seguintes telefones:
Apesar de seus planos de sair do mercado de smartphones, a LG prometeu atualizar certos telefones para o Android 12. Estes são os oito telefones que irão para o Android 12 (marcamos qual dos dois também será atualizado para o Android 13):
É provável que sejam atualizando no final de 2022.
A Nokia pelo menos atualizou alguns de seus telefones para 12, mas ainda não divulgou seu roteiro completo. No início de janeiro, o Nokia X20, X10 e G50 começaram a receber o Android 12. E o Nokia Power User observou no início de dezembro que o HMD estava testando o Android 12 no Nokia XR20, Nokia 8.3 5G e G50. Os Smartphones da Nokia, alguns comercializados aqui no Brasil também receberão Android 12:
Ainda não sabemos quando os telefones restantes o receberão, mas é seguro assumir que os telefones X e G recentes estarão no topo da lista, enquanto os mais antigos (além do 8,3 5G) levarão um pouco mais de tempo. A Nokia também anunciou recentemente que sua linha de smartphones 2022, com quatro novos telefones devem ter o Android 12 no lançamento.
A Motorola tem o hábito de lançar atualizações para muitos de seus telefones no Brasil antes de lançá-las nos EUA, Europa e outras regiões. São cerca de 25 modelos ao todo. O Moto G Pro começou a receber o Android 12 no Reino Unido em fevereiro deste ano.
Aqui está a lista completa de atualizações do Motorola Android 12:
A fabricante também atualizará cinco telefones de edição comercial para 12: moto g pro, motorola edge (2021), motorola edge 20, motorola edge 20 lite e motorola edge 20 fusion. Além disso, o próximo Motorola Edge X30 receberá imediatamente.
A Sony começou sua implantação de atualização do Android 12 com o Xperia I III e 5 III. De acordo com a marca, adicionarão ferramentas como capturas de tela de rolagem nativas, indicadores de privacidade para a câmera e microfone, localização aproximada e melhor uso com uma mão.
Os seguintes telefones são os modelos da Xiaomi que devem receber a atualização em algum momento:
Mesmo que as empresas não tenham anunciado cronogramas exatos para seus dispositivos, provavelmente começaremos a ver atualizações para o Android 12 em algum momento para os telefones mais recentes.
Também vale a pena notar que fabricantes como Samsung e OnePlus geralmente prometem um certo número de anos de atualizações para dispositivos. Por exemplo, a Samsung promete três anos para o Android, mantendo o software o mais atualizado possível. Para dispositivos OnePlus, como a série OnePlus 8 e a série OnePlus 9, a empresa também promete três anos de atualizações do Android.
O Android 12 está repleto de novos recursos e experiências úteis, como acessibilidade aprimorada e diversas maneiras para que todos os dispositivos funcionem melhor juntos. Aproveite e fique atento aos novos dispositivos lançados com a edição Go em 2022.
A Urmobo, em parceria com Google, utilizando o sistema operacional da Android Enterprise, traz técnicas inteligentes para proteger a sua empresa fornecendo uma reforçada segurança contra vazamento de dados, garantindo a integridade do dispositivo, mesmo quando há essa separação entre os dados pessoais e da empresa.
O perfil de trabalho do Android Enterprise, em conjunto com a Urmobo, oferece um espaço em dispositivos Android (6.0 ou posteriores) onde os aplicativos de trabalho são mantidos separados dos pessoais. As empresas podem gerenciar seus aplicativos e informações profissionais, enquanto aplicativos pessoais, dados e uso permanecem privados.
A Urmobo também simplifica a gestão de ativos móveis com uma interface 100% web, que permite a configuração de multidispositivos de maneira fácil e centralizada. Um dos maiores benefícios é a segurança que a Urmobo oferece ao armazenamento e à troca de informações entre os ativos de uma empresa.
Com a Urmobo, é possível que a gestão controle remotamente o acesso a dados confidenciais, autentique os usuários e faça limpezas nos aparelhos em casos de roubo. Veja todas as funcionalidades e benefícios que Urmobo oferece, e assine por 15 dias grátis o nosso Trial.
Fontes: 9to5Google / Android Central / Oficina da Net / Android Authority