Tempo est. de leitura: 7 minutos Atualizado em 22.07.2022

Assim como nos desktops, os smartphones exigem medidas de segurança móvel contra ataques e ameaças que exploram vulnerabilidades do sistema operacional 

Muitas empresas estão comprometidas em melhorar a sua força de trabalho híbrido, já que os dispositivos móveis viraram prioridade para as atividades do dia a dia e produtividade. No entanto, os golpes virtuais tem aumentado cada vez mais. As ameaças à segurança móvel tem utilizado técnicas e ataques que exploram devices vulneráveis, acessam os sistemas corporativos remotos e informações confidenciais.

Entre os desafios, para as grandes, médias ou pequenas empresas, fica o compromisso de lidar com a identificação destes riscos o quanto antes, proteger devices não gerenciados (vazamento de dados, ameaças à segurança, reputação da marca, perda de tempo e produtividade), manter o controle dos ativos da empresa e a privacidade dos funcionários.

Vamos então falar mais sobre estas violações de segurança na mobilidade empresarial e entender como superá-las:

Ameaças Populares da Segurança Móvel Empresarial

1. Aplicativos Maliciosos

Segundo pesquisas, 54% das PMEs já enfrentaram uma violação de segurança envolvendo informações confidenciais. Como os computadores de mesa, os dispositivos móveis também estão vulneráveis a ameaças de aplicativos. Os aplicativos móveis acabam conseguindo acesso a dados confidenciais, e qualquer ameaça pode comprometer os dados por meio de acesso não autorizado.

Como gerenciar aplicativos móveis?

Através da capacidade da Urmobo gerenciar aplicativos móveis e bloquear apps maliciosos, o MDM consegue restringir o que não é seguro ou o que é inadequado para uso da organização. Por outro lado, os administradores de TI também conseguem autorizar os aplicativos que são considerados seguros e usuários passam então a acessar apenas os aplicativos específicos através do Modo Kiosk.

2. Segurança de Senhas

Confiar em senhas simples ou ruins é a receita certa para violações de dados, aquisições de contas e outras formas de ataques cibernéticos. De acordo com a pesquisa da NordPass, a palavra “senha” ainda é a senha mais popular e mal utilizada na maioria dos setores, incluindo varejo, comércio eletrônico, energia, finanças e até TI. Em mais da metade dos casos de violação de segurança; nenhuma política de senha estava em vigor.

Como melhorar a segurança da senha?

De acordo com as últimas diretrizes de identidade digital do NIST, o comprimento da senha (em vez de sua complexidade) é uma medida de segurança crucial. Todas as senhas geradas pelo usuário devem ter pelo menos 8 caracteres. As diretrizes também sugerem bloquear os usuários de programas protegidos se usarem uma senha incorreta várias vezes.

Estipular um período mensal, semanal ou trimestral para essa mudança das senhas, ajuda a garantir que as chaves de acesso estejam seguras. O importante é que seja feito de maneira constante.

O MDM também permite que os administradores de TI criem políticas de senha fortes para dispositivos móveis, para que os usuários cumpram os critérios impostos. As equipes também podem empregar a autenticação de dois ou vários fatores para acessar aplicativos.

3. Dispositivos móveis perdidos ou roubados

25% das pequenas empresas já tiveram que lidar com um dispositivo roubado (ou comprometido). Uma pesquisa realizada pela equipe forense da Deloitte mostra que as informações pessoais e de trabalho podem ser recuperadas destes dispositivos móveis roubados ou perdidos, incluindo smartphones e tablets.

Em 90% dos casos ainda é possível identificar os endereços de e-mail dos proprietários. A tecnologia móvel tem sido benéfica no local de trabalho, mas as organizações precisam equilibrar as oportunidades com os riscos de uma violação dos dados corporativos.

Como proteger os dados contra acesso não autorizado?

É fundamental garantir uma política de segurança eficiente para aumentar o cuidado com os dados e informações. Veja algumas dicas para criar uma política segura:

  • Coloque uma senha no dispositivo BYOD;
  • Proteja as ameaças de vírus ao ativar a instalação de limpeza remota, se possível;
  • Divulgue as políticas estabelecidas pela empresa;
  • Mantenha o registro dos dispositivos, faça a gestão dos ativos da empresa;
  • Ofereça treinamentos;
  • Estabeleça uma política de gastos;
  • Crie uma rotina de monitoramento;
  • Evite o uso de redes públicas;
  • Mude as senhas frequentemente;

4. Engenharia Social

A engenharia social é talvez a ameaça de segurança móvel mais negligenciada. É uma ampla gama de atividades maliciosas realizadas por meio de interações humanas. Phishing é um dos vetores de ataque de engenharia social mais comuns. Os hackers enviam e-mails ou mensagens de texto com links maliciosos para enganar os funcionários a compartilhar informações privadas.

Como combater ataques de engenharia social?

O treinamento e a conscientização dos funcionários são fundamentais para reduzir o número de ataques de engenharia social. Ensine-os a pesquisar sobre o remetente antes de enviar informações pessoais ou senhas.

  • Use um antimalware eficaz e o mantenha sempre atualizado;
  • Checar e-mails com links suspeitos — por mais que o endereço seja familiar ou da própria organização;
  • Verifique o certificado de segurança dos sites, antes de acessá-los;
  • Pense duas vezes enquanto estiver em alguma rede social, já que elas são alvos constantes para a prática de phishing em smartphones;

5. Wi-Fi público não seguro

As pessoas geralmente usam conexões Wi-Fi públicas gratuitas para recuperar o atraso no trabalho, verificar seus e-mails e acessar contas on-line. O Wi-Fi público pode deixar as pessoas vulneráveis por diferentes razões, porque não há como saber quem configurou a rede, se ela está protegida com criptografia ou quem a está monitorando atualmente.

Os cibercriminosos configuram redes Wi-Fi que parecem autênticas, mas são uma fachada para sequestrar dados que passam por seu sistema. Especialistas em segurança chamam isso de ataque Man-in-the-Middle (MitM). Um ataque MitM pode ocorrer em diferentes sistemas, mas os dispositivos móveis – BYOD conectado a uma rede Wi-Fi não segura – são os mais vulneráveis.

Como gerenciar riscos de conexões Wi-Fi não seguras?

Certifique-se de que os funcionários usem uma VPN para acessar arquivos ou sistemas da empresa. A VPN usa criptografia para criar uma conexão segura em redes não seguras, além de proteger os dados da empresa e o acesso do usuário a esses dados.

A equipe de segurança móvel também pode usar o MDM Urmobo para configurar dispositivos Android e garantir que as sessões permaneçam privadas e seguras, mesmo que os funcionários usem Wi-Fi público para acessar os sistemas da empresa.

61% dos líderes empresariais concordam em dizer que empresas que não implantam dispositivos móveis corporativos e não capacitam seus funcionários estão em desvantagem competitiva

A força de trabalho remota é o novo normal para as empresas. E com o número crescente de dispositivos móveis, funcionários acessando dados por meio de redes abertas e ameaças sempre presente , ataques cibernéticos, uma solução sólida de segurança móvel é mais do que necessária.

Com o gerenciamento de dispositivos móveis da Urmobo em parceria com Android Enterprise, as empresas podem garantir a proteção de dados contra as ameaças iminentes. Da segurança apoiada por hardware para operações confidenciais a um sistema operacional robusto que isola e atenua efetivamente as ameaças para manter a integridade do dispositivo, fornecemos uma base sólida para que você possa ter certeza de que seus dispositivos e dados estão seguros.

Veja todas as funcionalidades e benefícios que Urmobo oferece e acesse nosso Teste Grátis!

imagem logo urmobo
Urmobo Team Urmobo

Você também pode gostar desses artigos

Antimalware: o que é, como funciona e de que protege?

Antimalware: o que é, como funciona e de que protege?

Ler Artigo
Whatsapp corporativo: saiba como evitar golpes e fraudes

Whatsapp corporativo: saiba como evitar golpes e fraudes

Ler Artigo
Nova variante do malware FakeCall sequestra dispositivos Android para fraudes bancárias

Nova variante do malware FakeCall sequestra dispositivos Android para fraudes bancárias

Ler Artigo
Recursos de proteção contra roubo são liberados pelo Google no Android

Recursos de proteção contra roubo são liberados pelo Google no Android

Ler Artigo
Por que o gerenciamento de patches e atualizações são importantes?

Por que o gerenciamento de patches e atualizações são importantes?

Ler Artigo
Modo ladrão no Android: entenda como funciona e como ativar

Modo ladrão no Android: entenda como funciona e como ativar

Ler Artigo
Rastreamento de localização: Principais recursos e benefícios do MDM

Rastreamento de localização: Principais recursos e benefícios do MDM

Ler Artigo
Google recomenda desligar 2G em Android para proteção contra phishing e golpes

Google recomenda desligar 2G em Android para proteção contra phishing e golpes

Ler Artigo
Como a solução de MDM da Urmobo pode proteger do vírus Ransomware?

Como a solução de MDM da Urmobo pode proteger do vírus Ransomware?

Ler Artigo
Nova versão do Google Play Protect começa a rodar no Brasil

Nova versão do Google Play Protect começa a rodar no Brasil

Ler Artigo
Rafel RAT: Como proteger dispositivos Android do novo malware

Rafel RAT: Como proteger dispositivos Android do novo malware

Ler Artigo
Garanta a proteção do seu chip de telefonia com Urmobo Sim Locker

Garanta a proteção do seu chip de telefonia com Urmobo Sim Locker

Ler Artigo
Inscreva-se em nossa Newsletter