Sumário
O Google I/O 2023 trouxe novidades para o Android 14. O sistema operacional ganhou mais personalizações, reforço de segurança, além de inovações que inclui IA. Muitas das mudanças anunciadas são sutis, porém, com a correção de problemas e novos recursos, os dispositivos móveis ganharão melhorias em sua experiência, tanto para uso pessoal quanto profissional.
As chaves de acesso disponibilizadas pelo Google permitirão acessar contas e aplicativos de terceiros com mais rapidez e facilidade através da credencial segura vinculada a um PIN ou autenticação biométrica.
Há também um novo gerenciador de credenciais no Android 14 para orientar estas etapas; salvar várias chaves de acesso e senhas por aplicativo.
Pode demorar um pouco para os aplicativos adotarem chaves de acesso, mas os gerenciadores de senhas e serviços de login, como 1Password, Dashlane, Keeper e Okta, segundo o Google, “estarão disponíveis quando o Android 14 for lançado”.
Você já teve seus dados vendido para anunciantes? Talvez você não saiba – mas no Android 14, o dispositivo enviará uma notificação mensal avisando quando os aplicativos mudarem suas práticas de compartilhamento de dados. O recurso faz parte da nova iniciativa de segurança.
Além disso, você receberá um aviso específico quando os aplicativos solicitarem permissão para compartilhar sua localização, através do botão “este aplicativo declara que pode compartilhar dados de localização com terceiros”, o qual você poderá acessar para mais informações.
O Google decidiu que as notificações de “prioridade extremamente alta” no Android 14 estarão apenas disponíveis para chamadas recebidas e alarmes.
Os dispositivos agora poderão piscar o flash da câmera ou a tela inteira quando receber uma notificação. O Android 14 também irá avisar quando você estiver ouvindo música alta e por muito tempo.
A personalização do Material You veio para ficar. Será possível personalizar a tela de bloqueio com novos atalhos e relógios criados. São diversas opções de fontes, estilos, cores e modificações da posição dos widgets, como temperatura, data, calendário, além de tema monocromático que poderá ser aplicado em toda a experiência do telefone.
A IA também ajudará a criar papéis de parede no Android 14.
O Predictive Back era na verdade um recurso do Android 13, mas o Android 14 o ampliará com as animações. Basicamente, ao deslizar para voltar uma página, você poderá visualizar o modo preditivo.
Você deve ter ouvido falar que o Google lançou o novo aplicativo Health Connect para substituir o Google Fit – permitindo que seus aplicativos de saúde compartilhem dados com o telefone e vice-versa. A realidade é que o Android 14 o torna parte integrante de toda a plataforma.
“A partir do Android 14, o Health Connect faz parte da plataforma e recebe atualizações por meio do sistema Google Play sem exigir um download separado”. (Google)
Os aparelhos auditivos não serão apenas mais um botão para conexão Bluetooth no Android 14 – você poderá escolher quais sons devem ir para o alto-falante do telefone e quais devem ir para o dispositivo de audição, basta deslizar a tela inicial para obter controles dedicados.
Com o Android 14, o Google reconheceu que há processos em 1º plano que deveriam ser tratados de maneira especial – como reprodução de mídia, gravação de áudio e navegação. Por isso, foi criada uma nova API para backup do telefone.
Caso um usuário iniciar uma transferência de dados com a API, ela deverá continuar em execução até ter sucesso, reagendada ou pausada automaticamente se perder a conexão – e retomada quando a conexão for restaurada.
O dimensionamento de fonte chega a 200%, mas de maneira não linear, para que os textos não pareçam desconfiguradas. Ótimo recurso de acessibilidade!
Celsius ou Fahrenheit? Suas semanas começam na segunda-feira ou no domingo? Quais números você usa? A língua do seu país tem gênero? O Android 14 permitirá que você defina preferências e forneça uma API de inflexão gramatical para que aplicativos traduzidos/locais possam abordar as pessoas da maneira correta.
Talvez você já conseguia fazer isso – mas anteriormente o Android transferia o controle de áudio para seus fones de ouvido USB e perdia a capacidade de tocar corretamente. No Android 14, existirão APIs padrão para a reprodução sem perdas e em alta resolução.
O Android 14 adicionará configuração automática de layout para teclados, detecção aprimorada de gestos do touchpad, previsão avançada de movimento da caneta e muito mais, segundo Mishaal Rahman, do XDA Developers. Estas funcionalidades também foram vistas na versão beta.
Ao tirar fotos HDR no seu Pixel ou Samsung, alguns formatos podem ser difíceis para telefones mais antigos carregarem corretamente. Agora, um novo tipo de imagemJPEG será adicionada ao Android 14 para facilitar a visualização.
Com recurso de zoom no sensor, o Google permitirá aos aplicativos de câmera “aproveitarem as funcionalidades avançadas para fornecer ao fluxo RAW os mesmos pixels de um campo de visão completo”.
Com as extensões de câmera, os aplicativos “lidarão com processamentos mais longos e conseguirão imagens aprimoradas através dos algoritmos, como em fotografias com pouca luz (em dispositivos compatíveis).
Com a API de scanner de documentos, será mais fácil digitalizar recibos físicos e outros documentos de texto.
O Sharesheet é a tela que aparece depois que você pressiona um botão de compartilhamento em um aplicativo. O Android 14 oferece aos desenvolvedores botões personalizados, além de utilizar alertas dos apps para o compartilhamento direto, fornecendo resultados mais úteis para os usuários.
Embora esses sejam alguns dos recursos notáveis confirmados durante o Google I/O, há adições interessantes que foram detectadas nas versões beta do Android 14. Segundo o Google, o novo sistema operacional será lançado provavelmente em setembro.
A Urmobo, em parceria com Google, utiliza Android Enterprise para trazer técnicas inteligentes para empresas, fornece uma reforçada segurança contra vazamento de dados, garante a integridade do dispositivo, mesmo quando há essa separação entre os dados pessoais e da empresa.
Veja todas as funcionalidades e benefícios que o MDM Android oferece e assine por 15 dias grátis o nosso teste grátis.
Fonte: The Verge