Sumário
Como proteger dispositivos móveis quando até mesmo as maiores empresas de tecnologia caem em violações de segurança?
À medida que o mundo transita para as redes 5G, o cenário exige níveis cada vez maiores de segurança, além da manutenção da força de trabalho remoto e bloqueio de ataques DDoS, malware e ransomware.
Segundo pesquisa da Statista, no ano de 2021, a porcentagem de empresas vítimas de ataques ransomwares em todo o mundo foi de 68,5%, o maior índice já registrado em comparação com os últimos 3 anos.
Permitir um trabalho remoto com segurança, minimizar o tempo de inatividade e a interrupção da produtividade organizacional, tornou-se ainda mais um desafio para qualquer organização.
Na verdade, quando se trata de proteger dispositivos móveis dentro de uma empresa, é preciso saber que até mesmo as maiores corporações de tecnologia caem em violações.
Ficou claro que com tantas mudanças, principalmente pós-pandemia, as empresas precisam gerenciar seus devices, melhorar sua estratégia de segurança, adotar medidas para proteger dados, além de criar políticas claras para garantir a competitividade a longo prazo.
Infelizmente, hoje não é mais possível pensar no “e se”, mas sim, “em quando” – uma violação de segurança pode acontecer em sua empresa a qualquer momento. E como diz o ditado popular: “É melhor prevenir do que remediar”. Essas estratégias poderão te auxiliar. Confira:
Durante a pandemia de Covid-19, colaboradores de várias companhias passaram a trabalhar em casa ou seguiram de alguma forma o modelo híbrido. A partir de então, as comunicações são feitas em um ambiente doméstico ou em locais não destinados ao uso corporativo.
Muitas organizações não tiveram tempo de se planejar ou adaptar a este cenário, nem de estender o acesso remoto e suporte de TI a todos a uma velocidade tão rápida.
Por isso, há cada vez mais a necessidade de configurar e gerenciar adequadamente laptops e dispositivos móveis; de utilizar aplicativos em nuvem para lidar com tarefas imediatas, além da instalação de patches de segurança.
Mas será possível utilizar um mesmo dispositivo com segurança e privacidade, para questões pessoais e de trabalho, em tempos remotos?
Com o perfil Android de trabalho, sua equipe poderá usar dispositivos com segurança. As informações profissionais e pessoais não se misturam no device, todos os apps ficam separados, assim como a privacidade e a integridade mantidas.
A adoção de um perfil de trabalho Android através da Urmobo, aumenta a cobertura e a proteção, reduz a colocação de dados confidenciais em risco e torna possível a utilização de um mesmo aparelho para trabalho e lazer. Tudo isso por conta da adoção junto ao MDM que oferece estratégias e políticas de segurança até para os dispositivos BYOD.
Os dispositivos pessoais de funcionários geralmente acessam e transmitem informações que podem ser restritas a redes corporativas. No entanto, sem o uso de alguma tecnologia, não é possível gerenciar este processo quando estão trabalhando remotamente ou organizar e atualizar tarefas.
Funcionários que usam aplicativos pessoais, bem como acessam blogs e notícias em seus dispositivos não gerenciados ou sem uma conformidade estabelecida, podem criar enormes riscos de segurança – uma “porta aberta” para diversas violações e ataques. Assim, os dados da empresa também serão expostos.
Para garantir uma estrutura de dados segura e em conformidade, mitigar ameaças rapidamente, corrigir as configurações e dar o tratamento adequado para vulnerabilidades de forma prévia, é preciso gerenciar e proteger os aparelhos com MDM. Com a solução, por exemplo, é possível monitorar, verificar o comportamento antecipado de invasores, aproveitar os insights para definir uma estratégia de segurança eficaz, e muito mais.
Independente do sistema que sua empresa esteja usando, deve-se estabelecer uma política de segurança da informação junto aos colaboradores, deixar claro suas diretrizes e normas, para que os deveres, obrigações e limitações sejam cumpridas no uso dos dispositivos móveis. Conseguimos isso com a ajuda do MDM, e até evitar os erros mais simples (quando falamos em cibersegurança, é importantíssimo).
O MDM também facilita processos de autenticação de vários fatores, a verificação de identidade no sistema, garante que apenas usuários autorizados acessem dados e dispositivos, mantém a estrutura e os aparelhos em conformidade, dentro da LGPD.
Uma boa estratégia de MDM hoje promove a redução de custos, aumento de produtividade e representa um novo modelo de trabalho, transformando profundamente processos e operações. Além disso, a mobilidade empresarial não gerenciada pode ser 20% mais cara que um sistema gerenciado.
A configuração e implantação do MDM nos dispositivos não é complexa. As soluções MDM podem controlar e monitorar por acesso remoto vários dados, fornecer autenticações para usuários e, até mesmo, remover devices da rede ou oferecer a limpeza remota de informações dos dispositivos, caso sejam perdidos ou roubados. Sem a ferramenta, como os administradores de TI tomariam uma atitude em segundos?
Segundo pesquisas, empresas que adotam o MDM têm um aumento de aproximadamente 30% na performance em processos e 23% na produtividade. Com a aplicação da Urmobo fica ainda mais fácil gerencia-los e adotar o “Anywhere Office”, ou “Escritório em qualquer lugar”, sem preocupações.
A solução implementada fornece acesso remoto, gestão dos dados e a minimização de eventuais crises em sua corporação. Além disso, é possível:
Muitos colaboradores têm preocupação com sua privacidade, sobre o uso de aplicativos e o monitoramento de suas atividades. Além disso, em home office, ficam frustrados quando precisam resolver problemas técnicos, ou de um dispositivo que não está funcionando corretamente.
Além do MDM preservar a privacidade dos mesmos, garante a otimização dos processos, das equipes, aumenta a produtividade, enquanto oferece outras inúmeras funcionalidades, ajudando a resolver as dificuldades de forma rápida e eficiente.
É aqui que o MDM ajuda otimizar equipes e transformar seus negócios digitais, enquanto permite o gerenciamento da TI e traz inúmeras funcionalidades para sua empresa. Dependendo da propriedade do dispositivo, existem opções para personalizar o perfil de trabalho de forma semelhante a um perfil pessoal. Por exemplo, notificações, alertas e sons de toque podem ser diferenciados e mais.
Conectar determinados aplicativos multifuncionais também pode ajudar os usuários a aproveitar ao máximo seu dispositivo para ter uma visão holística de como todos os dados se cruzam. Por exemplo, com o Google Agenda, é possível visualizar eventos pessoais e de trabalho juntos de maneira unificada para obter o máximo de suas programações.
Ter a opção de se desconectar do trabalho também não é apenas uma preferência dos funcionários – é uma necessidade. No entanto, as linhas podem ficar confusas, especialmente em um ambiente híbrido. Exatamente por ser configurado conforme as necessidades e de acordo com as políticas do projeto de gestão da companhia — cada grupo de dispositivos pode ter suas restrições e usos diferentes. Isso traz mais probabilidade de se sentirem confiantes, bem-estar, oferecendo as mesmas proteções de privacidade em todos os cenários.
Com Urmobo, tudo pode ser feito a partir do console da web, economizando várias horas de serviços de manutenção. Dessa forma, o retorno ao escritório torna-se desnecessário em muitos casos.
Urmobo é seguro, intuitivo e inteligente. Saiba mais sobre as integrações destes recursos em sua empresa com a nossa equipe, e preferir, assine e teste por 15 dias grátis o Teste Grátis.