Tempo est. de leitura: 8 minutos Atualizado em 19.07.2022

Também chamado de Launcher ou Lockdown, o Modo Kiosk possibilita desde a troca do fundo de tela até o bloqueio dos aparelhos gerenciados por ferramenta de MDM

O objetivo de um gerenciamento de dispositivos móveis é funcionar como um administrador de aplicativos nos devices da empresa, tais como smartphones e tablets, possibilitando a fácil interação entre colaboradores e o monitoramento das atividades de equipes remotas.

A disponibilização do Modo Kiosk — ou modo quiosque — também conhecido como ‘Launcher’ ou ‘Lockdown’, se tornou essencial, tendo em vista que muitos negócios precisam preservar a segurança das informações e os dados da empresa.

Por isso, o recurso realiza modificações para tornar os disponíveis móveis ferramentas corporativas seguras e eficientes. Sendo assim, o bloqueio de alguns aplicativos e o investimento em capacitação da equipe responsável por gerenciar esses aparelhos são cruciais para evitar usos indevidos.

Entre os principais benefícios temos:

  • aumento da produtividade;
  • mais segurança;
  • redução no consumo de dados;
  • diminuição de falhas provocadas pelo uso indevido;
  • diminuição de custos;

Exatamente por ser configurado conforme as necessidades da empresa e de acordo com as políticas do projeto de gestão da companhia — cada grupo de dispositivos pode ter suas restrições com um uso diferente. O Modo Kiosk é uma funcionalidade que já vem de fábrica em alguns aparelhos, mas que também pode ser adicionada em outros por meio de um MDM para evitar justamente o uso indevido dos aparelhos e trazer mais produtividade. As dicas a seguir irão ajudá-lo:

1 – Escolha os dispositivos certos para sua necessidade 

Este é o primeiro passo para a implantação bem-sucedida do Modo Kiosk. Smartphones, tablets, você só precisa decidir qual é o dispositivo certo que pode oferecer configurações para ajudar a otimizar a produtividade e gerar os melhores resultados com a implantação em sua empresa. Basta entender o que o aquele aparelho traz de benefícios e escolher o que se encaixa melhor para o trabalho.

2. Bloqueie seus dispositivos imediatamente

Existem opções que podem favorecer o registro de seus dispositivos como o Zero-Touch, ferramenta de gerenciamento que envia todas as configurações necessárias pré-configuradas para que o Modo Kiosk possa funcionar logo após a integração.

No Android é conhecido como Zero Touch Enrollment. As vantagens adicionais do zero touch, além de segurança, implantação instantânea, políticas de segurança e compatibilidade com várias marcas de smartphones, incluem configuração definida automaticamente para dispositivos adquiridos em massa, controle dos dispositivos o tempo todo, mesmo após as redefinições de fábrica. Colaboradores, após receberem um dispositivo embalado, só precisam fazer login.

3- Acesse e gerencie remotamente

O acesso remoto é algo crucial quando falamos em Modo Kiosk. Especialmente se pensarmos em um cenário em que os dispositivos são voltados para o público. Assim, deve-se ter a capacidade de solucionar problemas remotamente e definir configurações de maneira rápida. Com Urmobo, tudo pode ser feito a partir do console da web, economizando várias horas de serviços de manutenção.

O funcionário em campo também pode transformar o tempo ocioso em produtivo. Por exemplo, entre um cliente e outro, é possível organizar as tarefas e enviar relatórios aos superiores, bem como relatar problemas e registrar solicitações. Dessa forma, o retorno ao escritório torna-se desnecessário em muitos casos, aumentando, assim, a produtividade, mesmo remotamente.

4. Mantenha o sistema operacional atualizado

O Modo Kiosk permite atualizar o sistema operacional remotamente. Em vez de depender de atualizações manuais, é possível configurar os dispositivos para atualizar para as versões mais recentes à medida que for lançada.

A maioria das ferramentas de MDM possuem a opção de programação de atualização do sistema operacional também, que permite configurar dispositivos para atualizar automaticamente, além de poder atrasar ou baixar a versão, apenas para serem instaladas sob demanda.

5. Fique de olho nos dispositivos

Depois de definir as políticas da sua organização e enviá-las para seus dispositivos, é importante verificar com frequência e garantir que permaneçam em conformidade. Uma boa solução de gerenciamento como Urmobo oferece a você a capacidade de fazer isso conforme necessário.

Você pode receber relatórios contínuos sobre os comportamentos dos dispositivos e receber notificações quando saírem da conformidade. As ações necessárias podem ser tomadas aos devices não compatíveis para trazer de volta o controle. Você pode até optar por desconectar os comprometidos da sua rede corporativa para que outros permaneçam seguros.

6. Analise o consumo por aplicativo

Muitas organizações descobrem que uma solução MDM adequadamente implementada também pode diminuir gastos ao longo do tempo. A Urmobo, por exemplo, permite o monitoramento do consumo de dados por Wi-Fi, internet móvel e aplicativo de cada dispositivo móvel. A economia de custo é enorme quando é somada aos benefícios, como o aumento de produtividade, de tempo e de recursos liberados.

7. Evite que os usuários finais adulterem as principais configurações

Um dos métodos comuns usados por maliciosos para penetrar nos sistemas é entrar no nível operacional explorando as brechas. Portanto, é importante garantir que o Modo Kiosk sempre funcione como pretendido e não forneça nenhuma opção para o usuário desligar o aplicativo ou site em execução. Com a personalização do Launcher, por exemplo, o usuário acessa apenas os aplicativos autorizados pela empresa, impedindo apps indesejados ou que adulterem acidentalmente as configurações do dispositivo.

Com a restrição, é possível evitar também que arquivos e informações sejam transmitidos por meio de aplicativos de mensagem e para pessoas indesejadas. Além disso, diversos sites e apps que poderiam atuar como distrações (e, em casos mais sérios, até mesmo como violações de conduta) são bloqueados.

8. Automatize ações através do Geofence

O Geofence é o nome dado à tecnologia que utiliza GPS, wi-fi ou outros recursos para determinar um perímetro geográfico virtual. O grande diferencial está na possibilidade de automatizar ações ligadas a determinada localização. Por exemplo, você consegue programar um alarme caso o dispositivo entre ou saia dessa área de interesse, pode programar mensagens que devem ser enviadas para os dispositivos cadastrados quando eles acessam esse território.

Também é importante para a garantia da segurança da informação da empresa. Assim, é possível notificar os colaboradores sobre áreas de risco de assalto, de forma a reduzir as possibilidades de que os aparelhos corporativos sejam furtados. A Urmobo utiliza esse recurso para que você seja capaz de identificar a localização exata de cada um dos seus dispositivos, possibilitando a identificação de onde está cada um dos colaboradores — principalmente aqueles que trabalham em campo. Também é possível localizar aparelhos no caso de perda, furto ou roubo.

9. Não se esqueça da segurança dos dados

O Modo Kiosk por si só é uma prática que traz bastante segurança aos dispositivos e dados. No entanto, independentemente do cenário de trabalho, é importante garantir todas etapas de segurança. Certifique-se de definir senhas fortes e exigir criptografias.

Como é possível pré-configurar algumas funcionalidades que não podem ser alteradas, o MDM em Modo Kiosk pode oferecer o desativamento de conexões wi-fis, além de bloquear e definir quais sites podem ser utilizados. O botão de liga e desliga ou “home”, de smartphones — podem ter também o seu uso restrito, o que impede que os usuários reiniciem o aparelho e mudem as configurações.

10. Pense no futuro

Certifique-se de visualizar o futuro da sua empresa com o Modo implantado. As tecnologias estão em constante evolução, e é melhor planejar as próximas mudanças com antecedência. Ao decidir sobre uma solução de gerenciamento de dispositivos móveis, a configuração do Kiosk é bem direta e simples. 

Certifique-se de que a solução possa ser escalável em todos os dispositivos escolhidos e em tudo o que precisa ser adicionado à sua rede no futuro.

Personalize o Modo Kiosk com Urmobo

Urmobo é o MDM seguro, intuitivo e inteligente que oferece um conjunto de ferramentas para sua empresa provisionar o Modo Kiosk. Em colaboração com o Android Enterprise, a Urmobo garante uma série de benefícios, como padronização de fundos de tela, otimização da capacidade dos dispositivos móveis, diminuição de gastos, aumento da segurança do usuário e limitação das aplicações, além de evitar problemas trabalhistas.

Saiba mais sobre a integração destes recursos em sua empresa com a equipe Urmobo. Se preferir, assine e teste por 15 dias grátis o nosso Trial.

imagem logo urmobo
Urmobo Team Urmobo

Você também pode gostar desses artigos

Android 15: Atualização de segurança traz mais controle aos administradores de TI

Android 15: Atualização de segurança traz mais controle aos administradores de TI

Ler Artigo
Veja quais são as novidades do Android 15 e suas atualizações

Veja quais são as novidades do Android 15 e suas atualizações

Ler Artigo
Android 15 para empresas traz novas soluções para o ambiente de trabalho moderno

Android 15 para empresas traz novas soluções para o ambiente de trabalho moderno

Ler Artigo
Inteligência de dados como meio de proteção e segurança para empresas

Inteligência de dados como meio de proteção e segurança para empresas

Ler Artigo
Atualização do Android 15 para Samsung e Motorola: Tudo o que Você Precisa Saber

Atualização do Android 15 para Samsung e Motorola: Tudo o que Você Precisa Saber

Ler Artigo
6 problemas que podem ser evitados com uma boa solução EMM

6 problemas que podem ser evitados com uma boa solução EMM

Ler Artigo
Por que Urmobo é a multiplataforma EMM ideal para gerenciar um ecossistema diversificado de dispositivos

Por que Urmobo é a multiplataforma EMM ideal para gerenciar um ecossistema diversificado de dispositivos

Ler Artigo
Gestão de aplicativos em celulares corporativos: como fazer com a Urmobo?

Gestão de aplicativos em celulares corporativos: como fazer com a Urmobo?

Ler Artigo
Novas maneiras de usar Gemini no Android

Novas maneiras de usar Gemini no Android

Ler Artigo
Dispositivos POS e MDM: Maximizando a eficiência dos negócios

Dispositivos POS e MDM: Maximizando a eficiência dos negócios

Ler Artigo
Google disponibiliza Android 15 Beta 4 com recursos e alterações recentes

Google disponibiliza Android 15 Beta 4 com recursos e alterações recentes

Ler Artigo
Samsung lança atualizações de segurança e rumores apontam mudanças no One UI 7.0

Samsung lança atualizações de segurança e rumores apontam mudanças no One UI 7.0

Ler Artigo
Inscreva-se em nossa Newsletter