Sumário
Os indicadores de TI têm um papel fundamental na gestão de tecnologia das empresas. Se o seu objetivo é focar na produtividade de sua equipe e torná-la o mais competitiva possível, a utilização dos KPIs de tecnologia é uma excelente estratégia para a obtenção de resultados.
Esses indicadores de desempenho são utilizados para, dentre outras funções, avaliar a produtividade do negócio a partir de uma análise do que é entregue (produto ou resultado). Porém, é essencial que a observação dos KPIs de TI seja frequente e orientada para a otimização do setor.
Neste conteúdo, vamos explicar o que é KPI de tecnologia e quais são os principais indicadores de sucesso para avaliar a produtividade do seu negócio. Continue a leitura e confira!
Um KPI (Key Performance Indicator) pode ser definido como um indicador que acompanha o desempenho de determinado processo em uma empresa. Trata-se de uma forma de verificar se os resultados esperados foram atingidos, facilitando a tomada de decisões em inúmeras questões, assim como a otimização de processos.
Existem várias categorias de KPI, como os indicadores de produtividade, de qualidade, de capacidade e de estratégia, entre outros. Todas elas têm a sua devida importância para o sucesso de qualquer negócio.
Os KPIs funcionam como um sistema de diagnóstico, garantindo que a equipe tenha uma visão real dos problemas apresentados, de acordo com os resultados obtidos.
Essa análise acaba gerando insights para que os profissionais possam observar e criar soluções para as mais variadas questões.
Os departamentos de TI das empresas são avaliados pelas soluções que proporcionam aos diversos desafios. Com isso em mente, a seguir, confira alguns dos principais KPIs de produtividade!
Em relação ao tempo de entrega de determinado projeto, há de se fazer sempre uma pergunta: o prazo foi cumprido pela empresa? Esse é um fator que merece total atenção, e o indicador que avalia essa questão é fundamental para uma boa gestão de TI.
Trata-se, em suma, de um KPI que se aplica, em especial, a grandes empresas nas quais a atuação do departamento de TI está ligada à criação de interfaces, aplicações etc.
Ao fazer a análise desse indicador, é possível identificar gargalos em alguns passos do projeto, o que contribui para elaborar soluções estratégicas, como investir em treinamentos, remanejar pessoas e contratar profissionais, entre outras.
De nada adianta cumprir o prazo de entrega, se a qualidade deixar a desejar. Sendo assim, indicadores que avaliam a quantidade de problemas por projeto contribuem para identificar em quais etapas do desenvolvimento aparecem mais erros.
Esse indicador, portanto, ajuda no processo de correção.
Apesar de ser óbvia a necessidade de analisar a precisão orçamentária de uma empresa, existe um indicador para isso — visto que acompanhar essa questão é essencial para a saúde financeira de qualquer negócio.
Assim, o controle de orçamento garante que as equipes fiquem em alerta em relação aos gastos e mantenham o budget nos parâmetros ideais.
Avaliar o trabalho da equipe de TI pelo grau de satisfação de quem é atendido por ela é um excelente indicador e ajuda a identificar pontos que podem ser melhorados, além de localizar falhas técnicas dos sistemas e programas adotados. Exemplo disso seria uma rede lenta, que causa interferência em alguns processos.
Como você conferiu neste conteúdo, a equipe de TI tem ferramentas poderosas para uma análise mais precisa de resultados, que são os KPIs de tecnologia — indicadores que acompanham o desempenho dos mais variados processos em uma empresa.
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