Sumário
Um primeiro olhar sobre a próxima versão do Android, o Android 13 (Tiramisu), que focará em temas como privacidade e segurança, bem como produtividade
Uma prévia da próxima versão do Android, para testes, desenvolvimento e feedback, já está disponível. Com os recursos e as alterações mais recentes, o lançamento do Android 13 está planejado para o final do ano. Esta é apenas a 1ª versão do sistema que deve receber ainda outras várias antes de sua final, explorada por desenvolvedores que elencaram os principais recursos.
O Android 13 traz mudanças para melhorar a privacidade do usuário. Entre as novidades, o update implementa uma ferramenta para selecionar fotos e vídeos específicos para compartilhar com apps. Isso quer dizer que, ao enviar uma mídia no WhatsApp, o aplicativo não requer acesso a todas as fotos salvas no celular para completar a ação. Até então, o Android contava com essa proteção apenas para o compartilhamento de documentos, que agora foi estendida para imagens e vídeos.
Outra melhoria de privacidade é que apps que conectam o smartphone a outros dispositivos através do Wi-Fi não precisarão mais ter acesso à localização do usuário para cumprir sua função. Os recursos de customização de visual do celular também foram aprimorados, como dar ao usuário a opção de configurar a cor do ícone dos apps.
Segundo o Google, o Android 13 “dá continuidade aos importantes avanços obtidos com o Android 12, oferecendo uma experiência ainda intuitiva e segura no uso de dispositivos móveis”.
A privacidade é fundamental e o Android 13 se concentrou na criação de uma plataforma responsável e de alta qualidade para todos, fornecendo um ambiente mais seguro no dispositivo e mais controles para o usuário.
Seletor de fotos e APIs
Para ajudar a proteger a privacidade de fotos e vídeos dos usuários, o Android 13 adicionou um seletor de fotos do sistema – maneira padrão e otimizada para os usuários compartilharem fotos locais e baseadas em nuvem com segurança.
É possível navegar, em um menu separado, entre as imagens selecionadas. O seletor de documentos permite que um usuário compartilhe documentos específicos de qualquer tipo com um aplicativo, sem que o app precise de permissão para visualizar todos os arquivos de mídia.
Área de transferência que se esvazia
O Android 13 introduz uma função que pode esvaziar a área de transferência (clipboard) automaticamente a cada hora. Por quê? Muitos aplicativos acessam o clipboard sem você perceber. Com o esvaziamento automático, as chances de algum dado pessoal ser acessado indevidamente por um deles diminui.
Material You estendido
No Android 13, a cor dinâmica do Material You também foi estendida. O novo sistema vai oferecer um design com cores dinâmicas também para o visual dos ícones e temas — a princípio para os celulares Pixel, mas estão em processo para chegaram também às interfaces de outros fabricantes.
Telefones com telas maiores também poderão aproveitar o espaço para organizar até seis apps na barra de tarefas. Se um dos espaços vazios não é preenchido, o próprio sistema sugere de forma automática um aplicativo adequado a partir do seu histórico de uso.
Preferências de idioma por aplicativo
Alguns aplicativos permitem que os usuários escolham um idioma diferente do sistema para atender às necessidades de usuários multilíngue. Esses aplicativos agora podem definir o idioma preferido do usuário, ajudando a melhorar a compatibilidade.
Quick Tap com lanterna
No Android 13, o recurso Quick Tap vai receber um pequeno incremento: a possibilidade de, com esses toques rápidos, a lanterna ser ativada. O Quick Tap usa aprendizagem de máquina e acelerômetro para detectar o movimento.
Hifenização mais rápida
A hifenização facilita a leitura do texto agrupado e ajuda a tornar a interface do usuário mais adaptável. No Android 13, isto foi otimizado para um melhor desempenho em até 200% para que possa ativá-lo em TextViews com quase nenhum impacto no desempenho de renderização.
Leitura de QRCode
O Android 13 deverá trazer esse atalho como recurso nativo. Também haverá uma opção nativa para ativar o modo de navegação com uma mão só.
Media Tap to Transfer
Esta função permite a um celular ou tablet transmita música para um dispositivo compatível (como um alto-falante ou uma smart TV) de modo mais rápido e fácil. Quando os dois dispositivos ficarem próximos, o Android 13 exibirá uma opção que permite que o usuário ative a transferência com um simples toque.
Lembrando que estas são apenas as primeiras prévias do sistema. O Google planeja liberar a versão Developer Preview 2 em breve. Fique de olho por aqui!
A Urmobo, em parceria com Google, utilizando o sistema operacional da Android Enterprise, traz técnicas inteligentes para proteger a sua empresa fornecendo uma reforçada segurança contra vazamento de dados, garantindo a integridade do dispositivo, mesmo quando há essa separação entre os dados pessoais e da empresa.
O perfil de trabalho do Android oferece produtividade ideal, privacidade e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal em dispositivos da empresa e dispositivos pessoais. Entre em contato conosco para configurar.
Fonte: Developer Android