Sumário
Os dispositivos móveis facilitam extremamente as rotinas das empresas, isso é fato — e não é mais possível trabalhar em ambientes corporativos sem eles. Afinal, com poucos cliques e de qualquer local que se esteja, é possível enviar e-mails, organizar reuniões online e interagir por apps — ou seja, atuam justamente para trazer mais facilidade para colaboradores e gestores.
Na verdade, o que há alguns anos só era possível por meio de um computador, hoje é feito por um smartphone ou tablet de qualquer local. Com isso, o dia a dia corporativo ganhou agilidade e mais produtividade nas mais variadas atividades.
No entanto, o excessivo consumo de dados gastos pelas empresas se tornou um problema que deve ser contornado. Isso pode ocorrer por meio de algumas medidas de controle, como um plano de MDM eficaz com várias funcionalidades — inclusive, a de limitar algumas ações que geram gastos excessivos de dados.
Neste post, vamos sugerir algumas boas soluções para essa questão. Continue conosco e confira!
Sem dúvida, os aplicativos utilizados nos dispositivos móveis consomem muitos dados quando estão abertos, e a maioria das pessoas não os desativa quando não estão em uso — ou seja, os gastos com eles é contínuo.
Alguns deles são essenciais e estão em constante utilização pelas empresas, recebendo e enviando notificações — como Instagram, Facebook e Telegram, entre outros. São essenciais na rotina da maioria das empresas.
Contudo, algumas ações contribuem para diminuir o uso de dados móveis. Veja quais são elas:
Imagine que, durante as atividades da empresa, o pacote de dados disponibilizado para o uso dos colaboradores atinja o seu limite. Certamente, a rotina de trabalho ficará comprometida, não é mesmo? Nenhum gestor gostaria de passar por isso.
Sendo assim, alguns pontos devem ser observados pelos administradores para evitar esse tipo de situação. Confira quais são eles:
O fato é que tudo isso deve ser muito bem administrado para que o consumo não ocorra de forma que se perca o controle, gerando gastos exorbitantes pelas empresas em relação ao plano de dados móveis.
Além de ações pontuais e individuais que já comentamos, existem algumas soluções que devem ser implementadas pelos gestores. Veja as principais!
Ao escolher o pacote de dados para a sua empresa, tenha uma noção do consumo necessário para que o trabalho transcorra sem problemas com a falta de dados. No entanto, ao mesmo tempo, não contrate um pacote que vá muito além do consumo real da empresa — dessa forma, os gastos serão bem grandes.
Um fator importante na gestão é a conscientização dos colaboradores quanto ao uso dos dados corporativos. Isso envolve tanto a segurança quanto a economia. Por isso, implementar regras quanto ao uso adequado dos dispositivos é essencial para conscientizar os funcionários.
Além de investir em ferramentas — como o MDM, que restringe acessos —, educar os usuários é essencial. É muito importante que cada equipe entenda os riscos e tenha conhecimento sobre as boas práticas relacionadas ao uso dos dados.
Orientar os colaboradores para utilizarem, sempre que possível, a rede Wi-Fi é também uma excelente forma de economizar os dados móveis. Ou seja, sempre que estiverem no escritório, devem desativá-los.
Alguns aparelhos, porém, fazem a troca automática quando localizam uma rede aberta. Por isso, é interessante, na hora de adquirir novos aparelhos, dar preferência para essa funcionalidade. Afinal, muitas vezes, o usuário se esquece de fazer a troca.
Os dispositivos móveis devem ser configurados de forma que as atualizações dos aplicativos só ocorram quando ele estiver utilizando uma rede Wi-Fi. Caso contrário, os aplicativos serão atualizados e consumirão dados móveis sem necessidade.
Diante disso, configurar o dispositivo para que tais atualizações só ocorram mediante a autorização do usuário é uma boa alternativa de economia.
A maioria dos apps, mesmo em stand by, consomem dados — e é uma mania entre os usuários manter muitos aplicativos abertos. Por isso, utilizá-los e desativá-los logo em seguida é a melhor medida para economizar na franquia. Trata-se, também, de um trabalho de conscientização por parte dos gestores.
Algumas empresas, como a Urmobo, oferecem aos seus clientes a solução MDM — que nada mais é do que uma forma de gerenciar todos os dispositivos de uma empresa. Ou seja, todos os celulares, tablets e notebooks.
A ideia é monitorar, proteger, gerenciar e dar suporte aos dispositivos móveis. Dessa forma, é possível garantir a otimização de suas funcionalidades, a segurança das informações e a minimização do consumo de dados da empresa.
O MDM tem também a funcionalidade de controlar os dispositivos, restringindo o tempo de chamadas por celular ou a quantidade de dados transmitidos. Ele emite sinais caso o consumo esteja chegando ao limite — evitando, dessa forma, que ultrapassem o estabelecido pela franquia.
Como você observou neste conteúdo, controlar o consumo de dados gastos pelas empresas passou a ser uma medida importante na contenção de despesas. Cabe aos gestores colocarem as dicas relacionadas aqui em prática.
Gostou deste post? Então, curta a nossa página no Facebook e tenha acesso a outras publicações interessantes!